sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Vinho novo = Vida nova

 

Evangelho (Lucas 5,33-39)

Sexta-Feira, 3 de Setembro de 2010
São Gregório Magno

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
_____________________________________________________
 
Minha partilha:
 
Neste texto, a abordagem dos fariseus a Jesus é sobre a questão do jejum praticado por eles e pelos seguidores de João. Jesus responde com três imagens: a da festa de casamento, a do remendo e do vinho novo. Falando do noivo, ele se refere ao Messias. O casamento é tempo de festa, de alegria partilhada através de comidas e bebidas. Não se jejua durante uma festa de casamento. A roupa e o vinho também se relacionam com a festa. E não combinam com jejum. O Messias não vem para pôr remendos em roupa velha, nem vinho novo em odres velhos. O jejum agradável a Deus é um coração novo. É o jejum de tudo que contra o amor: o ódio, a violência, o não perdão, o revide, a vingança, a prepotência e arrogância. É jejum de palavras que machucam, que julgam, que condenam. O vinho novo alimenta uma vida nova de relacionamentos fraternos de justiça e de paz.
 
Minha oração:
 
Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai. Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo! Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, porque és o único caminho para o Pai. Faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo testemunhas vivas do teu Evangelho. Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração. Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós. Amém!
 
Música: Vinho novoComposição: Domingos Sávio e Laudicéia Lima (Comunidade Obra de Maria)

Sei que o vinho pode faltar
Mas não estamos sós
Encontro o teu olhar
Repousando sobre nós
Vem Maria, Mãe querida
Vem caminhar junto de nós
Vem Maria, Mãe querida
Vem Mãezinha ficar entre nós
Se quereis o vinho novo
Fazei o que Jesus disser
Enchei os vossos corações
Do Espírito de Deus
________________________________________________________________
 
   Neto Quirino
Paz & Bem á todos!   

Um comentário:

  1. adorei o bloguinho de vcs, bem espiritual hihi... casal admirável de Deus =**

    ResponderExcluir