quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jesus entra na barca de Simão e na nossa

Evangelho (Lucas 5,1-11)

Quinta-Feira, 2 de Setembro de 2010
22ª Semana Comum - Dia de Santa Doroteia

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naqueles tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Ge­nesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4
Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8
Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
____________________________________________________________
 
 Minha partilha:
 
O que o texto diz para mim, hoje? Quais outros textos este me recorda? Qual palavra mais me toca o coração? Jesus entra na barca de Pedro. Entra também na minha "barca". Qual é ela?
O Mestre vai ampliando o seu círculo de colaboradores. Em Lc 6,12-16, lemos a convocação dos doze apóstolos. No capítulo 10, escolhe 72 discípulos para, de cidade em cidade, anunciarem o Reino de Deus. A Igreja continua convidando, convocando, enviando discípulos e missionários, "lançando as redes em águas mais profundas". Disseram os bispos, em Aparecida:
"Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)."
 
Rezo:
Jesus Mestre, agradeço-vos pelas luzes que me destes nesta Leitura Orante. Perdoai-me, pelos limites que me impediram de fazê-la melhor. Ofereço-vos a resolução que tomei
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Sentindo a presença de Deus na minha "barca". Vou demonstrar pela vida que estou buscando o caminho da santidade.
 
 Música: Canção de Pedro - Banda Dom
 
Pescador, fixo meu olhar
No horizonte, desse imenso mar
Sei que não posso mais voltar
Sigo assim, certo da missão que tenho que cumprir
Continuar, os passos do meu Senhor

Eu vou jogar minhas redes, onde o senhor me mandar
Certo de que vou enche-las de almas pro reino de Deus
Sim senhor, eu te amo
De todo o coração
Não vou te negar
Vou cuidar dos seus
Vou falar, sem medo
A toda a alma que encontrar,
Vou remar,
Pra dentro desse mar

Eu um simples, Pedro
Um pescador
Chamado por Deus
A buscar outro mar...
 __________________________________________________________
 
Neto Quirino
 
Paz & Bem à todos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário