Eis a garantia do nosso sucesso.
Escolhi esta foto como inspiração para escrever à alguém a quem Deus já vem me pedindo a algum tempo.Sei que não tenho tanta intimidade contigo, mas a inquietação em escrever-te é bem maior que a falta de intimidade e coragem. Mas como Ele me pede, eu escrevo.
Veridiane, Verinha, Vera... Tantos os sinônimos de um ser tão homogeneo em Cristo.
São poucas as pessoas que conheço que me refletem um nível de espiritualidade, de oração, de entrega, dentre estas está você. És para mim um exemplo vivo da manifestação do amor de Deus. Creio que és este sinal não apenas para mim, mas para tantos outros que convivem e conviveram contigo. E que Deus lhe dê a graça de continuar sendo, pois realizas teu chamado de uma forma tão entregue.
Pela vida de oração, pela oração profunda, pela oração que é vida, que é conversa contínua de amizade com Deus, a gente vê que Ele, de fato, é a formosura que excede toda formosura. A gente vê que não há ninguém no mundo que seja tão “formoso” quanto Deus. Sabe, Vera, esta palavra hoje está meio esvaziada de sentido, mas, rezando, a gente percebe que não há ninguém tão belo, tão verdadeiro, tão pronto para perdoar, tão acolhedor, tão livre, tão feliz, tão aberto, tão sem preconceitos, tão alegre, tão misericordioso, tão, tão ... formoso, quanto Deus. Ele, de fato,sem ferir, “faz” dor em toda criatura. Olha, Vera, o conceito de “dor” também está meio deturpado e grandemente fora de moda.
O homem de hoje foge léguas de toda dor, seja física, psicológica, espiritual... Mas, quando a gente reza, a gente entende que esta “dor espiritual” é a dor de desejar a Deus sempre mais, de desejar corresponder ao
Seu amor, de contemplar sua “formosura” e desejar unir-se a Ele, de contemplar seu ser amor e desejar ser amor com Ele e, por outro lado, não ter como possuí-lo, pois Ele sempre está além, de não ter como unir-se a Ele até quando Ele queira, de desejar ver-nos livres de nossa fraqueza, mas esperar que Ele nos liberte e “sofrer” que Ele nos dê a vitória na luta constante contra nós mesmos para sermos, como Ele, sempre “sim”. Não é de espantar que Ele, a Formosura, “faça dor” em nós, criaturas, que, com “dor-prazer” O desejamos sempre mais desejar e possuir. Para ajudar, Ele desfaz sem dor o amor das criaturas. Não precisa se preocupar. Entendemos que se está falando em amar qualquer pessoa, coisa, animal, plano, opinião, e, em especial a nós mesmos acima de Deus.
Deus me fala que você sabe o quanto tem amigos fiéis e bons e o quanto os ama, mas, como são bons amigos, levam-na a amar a Deus acima deles. É bonito ver como você ama a Deus acima de tudo e de todos, acima do que pensavam, do que queriam que você fizesse, do que opinavam sobre suas fundações.
Você, Verinha, de fato, compreendeu sua missão amou e ama a Deus acima de tudo e de todos, acima de você mesma, acima dos muitos amigos que você tinha e tem. Seu amor às criaturas eeé relativo. O absoluto é o amor a Deus. Com certeza, é por causa do laço que assim junta duas coisas desiguais.
Claro! Com certeza foi a ação do Espírito Santo. É nítido, na sua história, como você se abriu e abre à ação Dele sem reservas e, assim, levando você a amar a Deus acima de tudo e de todos, inclusive e especialmente você mesma, Ele juntou duas coisas desiguais como você e Deus. Sabe, Vera, isso só é possível pela oração, pela vida de oração. Sem rezar, Vera, não dá, você sabe. E, não há nada que Deus queira mais do que nos ter junto a Ele, e o caminho é a oração.
Não é fácil “manter acesa a chama” no mundo de hoje, diante de tantos apelos e desafios, diante de tantas investidas do inimigo. E, olha, como você sabe, sem oração, não há como manter acesa nenhuma chama de amor a Deus, nem mesmo uma pequenininha. É ilusão, achar que podemos passar “só um diazinho” sem rezar, sem fazer nossa Lectio Divina, pura ilusão. Para retomar a vida de oração, é uma batalha intensa. Deixar é fácil, mas voltar, eh, eh!
Peço a Deus que sejamos mais unidos, mas cada vez mais unidos, mesmo, a Ele, sendo um com Ele na perfeição do amor, que só vive pela oração. Pela tua intercessão, ensina-me que este teu Esposo, sem acabar, acaba. Sem ter que amar, ama. Isto é, faz-me entender que este nosso Amado vai burilando, moldando, esculpindo, acabando em nós sua obra de amor, bem aos pouquinhos, do jeito que a gente agüenta. Ele, que não tem nenhuma obrigação de amar a gente, mesmo assim, ama, pois que Ele só sabe amar e amar com amor gratuito, que é o único amor. Assim, Ele engrandece nosso nada. Esta Formosura que excede toda formosura vai nos atraindo, atraindo, atraindo, conquistando, amando, ligando, juntando, desejando, com muita eficácia, nos levar à plenitude do amor, à união consigo. Assim, Ele, que é o Tudo, nos eleva, engrandece nosso nada, fazendo-nos genuinamente felizes, acabando em nós sua obra de amor.
Mas tudo isso, querida Verinha, você sabe, é fruto da oração, fruto daquele diálogo de amigo que nos torna semelhantes a quem amamos pela força do Amor desse nosso Amado.
Para finalizar deixo-te uma passagem Bíblica, Cãntico dos Cânticos, 2.
Que Deus abençoe sua vida, sua vocação, seu ministério, derrame chuva de bençãos sobre você, para que nenhum mal se aproxime de ti, e, assim como escrevi no título quando ví aquela foto sua, peço que mantenhas teu olhar fixo no do nosso Senhor, pois está é a certeza da nossa vitória.
Paz & Bem!
Neto Quirino
Fazer aquilo que Deus pede é essencial na nossa vida, e realmente verinha nos ensina isso e vc através da obediência da postagem, também me mostra a vontade de ser de Deus!
ResponderExcluirParabéns ta massa o texto, na verdade lindo, pois colocastes aquilo q está no coração e isso basta.
Gostei muito do texto PARABÉNS!
ResponderExcluirHomem de Deus...Deve ser divertido viver na tua cabeça!
ResponderExcluir(Ponto)
Deus te abençoe!
Realmente o texto ficou muito bom, e como te falei concordo com tudo que vc postou ai. pois para mim Verinha eh esse exemplo de busca pelo senhor, e agora vc tbm virou um exemplo para mim, esse exemplo de obediencia a vontade de Deus, continue sepre assim sendo aberto a graça do senhor e nunca deixe que as pedras falem por vc. parabéns pela ousadia em Cristo.
ResponderExcluirPaz e Bem!