Costume antiquíssimo da liturgia latina, as orações de paramentação constituem um autêntico modo de preparação pessoal do sacerdote para a celebração digna da santa missa. Apresentamos, agora, as fotos do sacerdote, Pe. Leandro Luis Bernardes, ao se preparar para celebrar a missa no último dia 2 de Novembro. As cenas são da sacristia da Igreja de Nossa Senhora das Dores, distrito de Itaiuba-SP.
AbluçãoDai às minhas mãos, Senhor, o poder de apagar toda mácula: para que eu vos possa servir sem mácula do corpo e da alma.
Da, Domine, virtutem manibus meis ad abstergendam omnem maculam; ut sine pollutione mentis et corporis valeam tibi servire.
_________________________________________________________________
AmitoColocai, Senhor, na minha cabeça o elmo da salvação para que possa repelir os golpes de Satanás.
Impone, Domine, capiti meo galeam salutis, ad expugnandos diabolicos incursus.
_______________________________________________________________-
AlvaRevesti-me, Senhor, com a túnica de pureza, e limpai o meu coração, para que, banhado no Sangue do Cordeiro, mereça gozar das alegrias eternas.
Dealba me, Domine, et munda cor meum; ut, in sanguine Agni dealbatus, gaudiis perfruar sempiternis.
________________________________________________________
CínguloCingi-me, Senhor, com o cíngulo da pureza, e extingui nos meus rins o fogo da paixão, para que resida em mim a virtude da continência e da castidade.
Praecinge me, Domine, cingulo puritatis, et exstingue in lumbis meis humorem libidinis; ut maneat in me virtus continentiae et castitatis.
_____________________________________________________________
EstolaRestitui-me, Senhor, a estola da imortalidade, que perdi na prevaricação do primeiro pai, e, ainda que não seja digno de me abeirar dos Vossos sagrados mistérios, fazei que mereça alcançar as alegrias eternas.
Redde mihi, Domine, stolam immortalitatis, quam perdidi in praevaricatione primi parentis; et, quamvis indignus accedo ad tuum sacrum mysterium, merear tamen gaudium sempiternum.
_____________________________________________________
CasulaSenhor, que dissestes: O meu jugo é suave e o meu peso é leve, fazei que o suporte de maneira a alcançar a Vossa graça. Amém
Domine, qui dixisti: Iugum meum suave est, et onus meum leve: fac, ut istud portare sic valeam, quod consequar tuam gratiam. Amen.
_________________________________________________________
Seguiu-se a celebração da Santa Missa no altar antigo da Igreja, versus Deum, em vernáculo. Como se pode ver, o Pe. Leandro usou uma bela casula romana roxa ornada na parte de trás com o crucifixo.
A acólito segura uma folha com as orações em português e latim e bordas enfeitadas, que figura com moldura na sacristia da igreja.
http://www.salvemaliturgia.com/2010/11/paramentacao-do-sacerdote-antes-da.html
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir