segunda-feira, 27 de junho de 2011

Não!

Não quero continuar a tentar marcar ritmos demasiados apressados.
Não quero esperar que seja capaz de tudo sozinho.
Não quero confiar nem sequer naquilo que tenho a certeza que vou ter.

Quero ser capaz de um deserto, de uma viagem no mar sem bússola, de viver do vento e do som das asas de um bando de pássaros.
Quero ser um caminho, um carro de grande velocidade, um balão...
Quero ver tudo passar através de mim num segundo, em que seja capaz de me ver ao mesmo tempo tão só e tão completo.
Quero um momento, quero uma eternidade, quero um segundo parado, rasgado no tempo, ...quero...

Quero ser eu, como Deus quer que seja...

Neto Quirino

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Um mar para me perder


Sentia-se completo. Que me faz falta? Um sopro de uma brisa leve, que me leve para longe e ao mesmo tempo para tão perto de mim mesmo.

Confundem-se os abraços do passado, com aqueles da alma. Um lugar aquecido pela vontade de ter um futuro feliz. E contemplar a força de todas as suas possibilidades. Aquelas que se transformam em amor dos pequenos gestos e na decisão de superar todos os limites.

A consolação é um mar onde se convida a deixar-se perder. Medos? Alguns... são os que fazem continuar a acreditar. Braços abertos ao mundo num por do sol, depois de um dia de chuva.

Um sentido escondido, eterno... e a vontade de o partilhar sem fim. Um tesouro frágil, mas brilhante, bonito como a luz da alma.

Neto Quirino

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ouvir




Um dos cinco sentidos que mais aprecio é o ouvido. Entre o silêncio e o ruído ensurdecedor, passamos o dia com sons constantes. Temos vozes que nos despertam sentimentos diferentes, umas que nos acordam e outras que fazem adormecer. Temos momentos privilegiados em que deixamos que o ouvido toque sentimentos concretos e nos traga à memória lugares e pessoas. Histórias que são verdadeiras sinfonias.

Existe um som difícil de ouvir. O do próprio coração. No silêncio esconde-se uma obrigatoriedade de estar com o Vida no seu próprio ritmo e na sua própria respiração. A Vida, tal como ela é, na sua simplicidade e grandeza.

Muitas vezes a grande causa de ruído nem são gritos exteriores, ou o movimento da cidade. O ruído pode ser a velocidade dos meus pensamentos e a força deles. O pensamento também precisa de algo que o acalme, que o faça andar ao ritmo dos desejos e dos sonhos. Podemos criar uma sintonia entre ouvir o coração e pensá-lo de forma bonita. Estamos menos divididos e mais concentrados em nós.


PS: A propósito de uma música que ouvi ontem à noite e me fez recordar uma história bonita. Obrigado :)

Neto Quirino

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Veni Spiritus

Somos beleza, força, coragem. Precisamos de um espaço da alma onde reconheçamos aquilo que nos constitui no mais fundo. Aquilo que ultrapassa as nossas perplexidades e os nossos cansaços. Vivemos contantemente à procura de um espaço perdido onde já habitamos plenamente, mas que ainda não nos habituamos à ideia de que a Vida mudou, e que não somos as mesmas pessoas.

Pensamos muitas vezes que já fomos melhores, mais inocentes, mais empenhados em qualquer coisa de bom e que agora nos vamos arrastando em rotinas que não têm nada de novo e nos fazem olhar para o futuro com desconfiança... e medo.

Creio que a origem de muitos dos nossos pequenos dramas está no fato que não sabemos aceitar o limite como oportunidade de coragem e mudança. Que esperamos demasiado de nós próprios e não contamos com Deus. E não O deixamos fazer tudo o que quer, ou ser Tudo em nós. Ou, ao menos, percebermos que Ele já é tudo em nós, desde o Princípio, até ao Fim.

É por isso que a Festa do Espírito Santo não é pedir só uma vinda, mas um conhecimento. É uma festa da Verdade e da Alegria, uma festa em que acreditamos porque somos sempre acreditados. Sim, Alguém acredita muito em nós, mesmo que pareça impossível que isso possa acontecer. Mas acontece.
 
Neto Quirinio

quarta-feira, 8 de junho de 2011

OPINEM!

 O coral está prestes a fazer sua 3ª apresentação, na missa de Pentecostes em Itambé - PE, e ainda não temos nome! RSRSRS...




 POR FAVOR, OPINEM NA ENQUETE AO LADO...
OU COMENTEM PROPOSTAS INTERESSANTES!